Estima-se que o mercado de automação de processos robóticos alcance um volume global de US $ 5 bilhões em 2022. Portanto, o RPA é, sem dúvida, o futuro de todos os negócios, independentemente do setor, tamanho ou modelo operacional.
Para competir significativamente com empresas maiores, os proprietários das pequenas e médias empresas devem focar seus esforços em automatizar processos repetitivos e tarefas que podem ser facilmente feitas por um robô.
Mas, a automação é viável para essas pequenas empresas?
A resposta é sim.
Na verdade, o RPA e os sistemas de automatização podem ser implementados de forma ainda mais rápida e eficiente em organizações menores do que em empresas maiores, e isso ocorre porque as empresas menores têm menos funcionários, o que implica automaticamente menos possibilidade de bloqueios internos e resistência ao RPA. Além disso, em organizações menores, os processos também são menores, o que facilita no mapeamento. Portanto, há um escopo enorme e uma grande perspectiva de automação para os pequenos negócios brasileiros.
6 Motivos para as pequenas empresas implementarem o RPA.
1. Mais tempo para pensar em estratégias.
Uma das vantagens mais significativas do RPA é a capacidade de gerar e gerenciar dados para processos de negócios simplificados. À medida que máquinas e algoritmos assumem as tarefas rotineiras e repetitivas diárias, sua equipe pode gastar tempo criando estratégias para sua empresa. Com o gerenciamento de dados simplificado, a automação permite que as empresas melhorem seu fluxo de trabalho geral. Além disso, esses processos simplificados são inerentemente mais produtivos, gerando retornos máximos a longo prazo.
2. Escalabilidade nos Negócios
O RPA permite que as empresas menores se adaptem com flexibilidade a todos os requisitos de negócios em tempo real, entregando rapidamente várias tarefas com o mínimo de intervenção humana. A automação e o RPA também ajudam as empresas de pequena escala a acomodar diversas necessidades para cumprir objetivos específicos. Olhando para o cenário mais amplo, o RPA capacita a empresa menor para lidar habilmente com as mudanças na dinâmica do mercado e com a imprevisibilidade geral da indústria. As empresas menores têm mais flexibilidade com a capacidade de se adaptar a todas as mudanças e se transformar rapidamente. Portanto, a adoção da automação é altamente recomendada.
3. Baixo custo operacional
As pequenas empresas têm um número limitado de funcionários, que é a justificativa mais proeminente considerando o preço da implementação da automação. Os sistemas automatizados são projetados para atender a requisitos específicos de negócios, de modo que não exijam um salário recorrente depois de configurados. Às vezes, é bastante provável que diferentes processos de negócios sejam propriedade de um único funcionário do início ao fim, em vez de serem divididos entre vários departamentos, ao contrário das empresas maiores. Na verdade, RPA é como contratar uma grande equipe de trabalhadores com custo mínimo.
4. Aumentar a satisfação dos clientes
Em comparação com grandes empresas que possuem um número considerável de funcionários, as pequenas empresas lutam para atender à alta variabilidade dos requisitos do cliente. Aqueles que automatizaram sua operação de forma inteligente estão seguros, pois as tarefas rotineiras e repetitivas são repassadas para os bots de software. Esse compartilhamento da carga de trabalho com robôs permitirá que esses poucos funcionários se concentrem melhor no atendimento ao cliente e na formulação de estratégias. À medida que os funcionários se livram de todas as tarefas robóticas, as necessidades do cliente podem ser atendidas por trabalhadores proficientes e qualificados, capazes de se envolver na interação pessoal. Além disso, os relatórios gerados automaticamente por bots podem ajudar a compreender as necessidades dos clientes e acomodar todas as demandas peculiares perfeitamente.
5. Transformação digital
Com a pandemia, a grande maioria das empresas iniciaram o processo de digitalização ou virtualização das operações. Essa transformação digital pode ser iniciada com RPA, pois tem o poder de conectar sistemas diferentes rapidamente. O RPA mantém o controle de todos os sistemas legados que precisam de manutenção durante um período de transição, abrangendo trimestres ou anos.
6. Possibilita a expansão dos negócios
O RPA transfere a responsabilidade de todas as tarefas enfadonhas e rotineiras para os ombros dos robôs, permitindo que os recursos intelectuais invistam mais tempo no desenvolvimento de estratégias de negócios de alto nível, apoiados por fortes tomadas de decisão. Isso é extremamente benéfico para empresas que se concentram na expansão. Para empresas menores, esse envolvimento é intrínseco ao seu crescimento e sucesso. Isso lhes permite almejar alto, mesmo que comecem pequenos. Mais importante, ao facilitar o RPA, as empresas menores ganham uma vantagem mais competitiva para lutar contra os maiores participantes do setor, resultando na expansão das operações e no aumento da lucratividade.
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