A automação de processos robóticos (RPA) é verdadeiramente transformadora, com robôs de software lidando com tarefas repetitivas e de alto volume, como mover arquivos, preencher formulários e extrair dados de e-mails. A RPA libera os trabalhadores humanos para se concentrarem nas coisas que fazem melhor e gostam mais, como interagir com clientes e colaborar em projetos empresariais inovadores.
Economia de tempo
Não importa o setor, os CFOs e CEOs estão utilizando totalmente o RPA para que os funcionários possam se concentrar em trabalhos mais valiosos. Por exemplo, um chefe de aplicativos de negócios em um escritório de advocacia disse: “Nossa estratégia era tentar liberar o máximo de tempo possível para garantir que não estivessem atolados no trabalho. Isso lhes dá mais tempo para se concentrar nos clientes e trabalhar em melhores relacionamentos com eles.”
Larry H., um administrador de sistemas de uma grande agência de seguros, estimou que sua empresa economiza entre 20 e 40 horas por dia com RPA. Ele disse: “Nossa organização melhorou por causa da economia de tempo. Agora temos robôs levando 10 segundos para fazer o que as pessoas levavam de quatro a seis minutos para fazer. É um departamento inteiro de pessoas que agora estão livres para fazer outras coisas.”
Da mesma forma, um líder de automação em uma grande empresa de manufatura lembrou de um projeto de entrada de dados de alta visibilidade no qual todos os seus gerentes de varejo estavam gastando tempo. “Os dados eram alimentados por meio de um fornecedor por meio do qual somos franqueados, e eles estavam gastando uma ou duas horas por semana em centenas de locais. Levamos isso para o back office e obtivemos feeds de dados para todos os dados que eles estavam inserindo e, em seguida, pedimos a um bot que acessasse o sistema atual de relatórios e inserisse esses dados para cada local de loja. Estávamos liberando esses gerentes com um monte de tempo. Eram cerca de 5.500 horas por ano.”
O mesmo soou verdadeiro para um consultor de automação em uma empresa de manufatura. “Em nossa empresa, temos muitos casos de uso em que conseguimos implementar automação autônoma. Isso significa que economizamos muito tempo e alocar os funcionários para compromissos mais úteis.”
Um associado-gerente de outro escritório de advocacia concordou, dizendo: “Nosso tempo de processamento foi reduzido para meia hora, de algo que tomaria o dia todo (oito horas). Isso liberou o tempo de nossa equipe jurídica para focar em tarefas mais importantes e estratégicas.”
Funcionários mais felizes
Esses diretores e gerentes viram um aumento na satisfação dos funcionários graças ao RPA. Um desenvolvedor de RPA em uma consultoria explicou que os funcionários que trabalham junto com os bots geralmente são muito mais felizes porque precisam fazer malabarismos com menos tarefas. Os robôs estão lá para fazer as pessoas se sentirem como pessoas e não como robôs, fazendo a mesma coisa repetidamente e não gostando do que estão fazendo. Ele observou: “Um robô tira isso e ajuda as pessoas a gostarem muito mais do seu trabalho porque elas podem fazer tarefas não repetitivas. Eles podem estar muito mais voltados para o cliente e talvez construir relacionamentos mais fortes com seus clientes, conhecê-los melhor e ter mais tempo disponível para trabalhar em outros projetos ou trabalhar em outras coisas que talvez nunca tivessem tido tempo de fazer.”
Aaron F., um administrador de sistemas de processo em uma empresa de manufatura, também viu benefícios de desempenho com sua equipe. Seus funcionários estão felizes com as coisas que a empresa automatizou até agora. Eles estão felizes por serem aliviados de parte desse trabalho tedioso.
Combatendo a monotonia no trabalho
Fazer a mesma coisa repetidamente todos os dias pode ser difícil para os trabalhadores. Margaret A., uma desenvolvedora web em um departamento executivo federal, falou sobre essa questão quando disse: “Acho que há muito valor em poder liberar as pessoas de fazer pequenas tarefas repetitivas e apenas ser mais focadas em estratégia”.
Sahil S., um associado sênior em uma empresa de serviços de marketing, concordou que o uso de RPA permite que os funcionários deleguem tarefas mundanas para suas automações pessoais. Em sua experiência, o RPA economiza tempo e permite que eles executem funções mais importantes. Como ele disse, “Em todo o nosso esforço de automação, este tem sido um impulsionador primário para todos os novos casos de uso. É uma grande vantagem para nós.”
Um líder de automação robótica e inteligente em uma consultoria teve a mesma reação. Seus funcionários se beneficiam porque às vezes ficam entediados com os trabalhos repetitivos que têm que fazer no trabalho. Agora, como ele observou, “Eles podem usar a automação e aplicar seus cérebros em algum lugar frutífero “. O mesmo vale para um consultor sênior em uma empresa de serviços de marketing, que revelou que “Ajudamos nossos clientes a reduzir parte de seu trabalho manual , mas eles também se beneficiam ao liberar seu tempo para usar em outro lugar. Alguns dos processos que automatizamos fizeram com que as pessoas passassem horas trancadas tentando terminar”.